Odisseia

«Mas está oculto no seio dos deuses se voltará ou não, para se vingar deles na sua casa.» (Homero)

Censura em alta

Posted by atrida em Quinta-feira, Fevereiro 28, 2008

A censura na internet está longe de se circunscrever à China. No muito democrático mundo ocidental multiplica-se o número de organizações, empresas, governos, que recorrem aos famigerados “filtros”. Com esta ferramenta impede-se o acesso a páginas julgadas indesejáveis: sexo, chat e, claro, “extremismo”.

Como é de esperar, isto abre um nicho de mercado para empresas que se especializem em tão emergente área de negócio. Uma destas empresas é a Websense (a que irresistivelmente apetece chamar “Webcensorship”), que categoriza os sites e depois oferece soluções às instituições que queiram bloquear o acesso a páginas que pertençam a uma ou mais categorias.

Imagine-se a discricionaridade que deve prevalecer nestas agregações. Para terem uma ideia, a malfadada categoria “Racism and Hate” engloba «páginas que promovem a identificação de grupos raciais (sic), a desconsideração ou sujeição de grupos, ou a superioridade de qualquer grupo». Tive já a oportunidade de navegar (melhor dizendo, de tentar navegar) numa rede que estava sob a alçada de tão temível filtro; entre as páginas a que é impossível aceder temos desde a de David Duke à de David Irving, passando pela Air Photo Evidence, sem esquecer as portuguesas Revisionismo em Linha ou Metapedia

O poder que a Websense acaba por ter não é inóquo pois funciona como uma caução de bom comportamento social ao melhor estilo maoísta ou soviético. E o que também impressiona é imaginar a rede mundial de bufos sempre prontos a apontar o dedo a mais uma página maldita, a incluir no Index democrático.

Advertisements

7 Respostas to “Censura em alta”

  1. Caro Odisseia,
    Seja bem-vindo a este espaço!
    Será tarefa hercúlea (já que estamos clima helenista) mas não vai custar muito para que os senhores do “politicamente correcto” e desta nova ordem mundial censurem grandes nacos do ciberespaço. Mas tenhamos fé, pois a tecnologia é faca de dois gumes.
    Um abraço.

  2. Benvindo à blogoesfera.

  3. db said

    Caro amigo,
    A liberdade de palavra, mesmo na blogosfera, é sempre uma Odisseia.
    Continuação de um óptimo trabalho.

    Um abraço,
    Duarte.

  4. Akula said

    Experimentei já o efeito de uma dessas belezas, não me recordo o nome do filtro, mas sei que existe no meu emprego e que o site dos Incorrigíveis das PF, é considerado Pornografia. Index no seu esplendor!

    Bem vindo.

  5. Dragão said

    Ponto 1. O caro amigo agora tem o blogue com o nome mais digno e esbelto de blogogal.
    Ponto2. Sugiro que aproveite a nova casa e poste mais.
    Ponto 3. Não percebo porque raio foi escoljer o “sítio” duma casa maldita: dá-lhe algum prazer especial ter as cadelas de Zeus atrás de si? Tenho alguma experiência na coisa e posso garantir-lhe que não é exactamente agradável.
    Ponto 4. Não sei o que raio para aqui escrevi porque não consigo ver as letras.
    Ponto 5. Um abraço… e para Ítaca. Em força!

  6. No meu emprego optaram por bloquear por completo o blogger, coisa que me tem cortado a inspiração para escrever mais frequentemente na minha casa.

    Eles andem aí…

  7. Atrida said

    Obrigado a todos pela vossa visita e pelas vossas palavras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: