A nossa juventude em boas mãos
Posted by atrida em Segunda-feira, Maio 12, 2008
O IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência, que não se chama “Contra a Droga e a Toxicodependência”, dependente do Ministério da Saúde, tem um site dito “infanto-juvenil” intitulado “tu, alinhas?”. Alinhas em quê, é a primeira pergunta que podemos fazer perante mais uma manifestação de indigente abordagem à juventude deste país.
A página pretende «responde[r] às tuas perguntas e dúvidas sobre drogas e substâncias». Curioso o facto de a página não pretender alertar para os perigos do consumo de drogas mas sim esclarecer dúvidas sobre aquelas. Mesmo a secção “Porque dizer não” (notável a qualidade do Português) aborda muito cautelosamente o perigo do consumo, ao invés de alertar de uma forma clara para o mesmo.
O cúmulo da futilidade e da estupidez aparece no “Dicionário de Calão”. A pretexto de que os jovens percebam os termos de calão associados ao universo das drogas pode ler-se, sem qualquer enquadramento ou aconselhamento, que “Bétinho” é «aquele que não se droga. Conservador e desinteressante» e que “Curtir” é «Sentir o prazer da droga. Saborear um acontecimento agradável. Ter prazer.» O prazer da droga, leram bem.
E vocês, alinham?
Johnny Drake said
Excelente apontamento! Como de costume…
Saudações!
http://revisionismoemlinha.blogspot.com/