Odisseia

«Mas está oculto no seio dos deuses se voltará ou não, para se vingar deles na sua casa.» (Homero)

Fitas democráticas

Posted by atrida em Segunda-feira, Outubro 20, 2008

O processo que conduziu à saída do nosso amigo Paulo Porto (*) do rol de colaboradores do blogue Corta-Fitas é exemplar. Exemplar do estado podre em que se encontra a livre expressão de ideias nesta democracia hipocritamente apostada em censurar toda e qualquer opinião que vá contra os “credos comummente aceites” (sic! – vidé este postal, que de resto, muito democraticamente, não pode ser comentado), ao mesmo tempo que continua a arvorar-se em defensora das liberdades.

Convidado à “moderação”, obviamente que um Senhor como o Paulo mandou-os, educadamente, passear e bateu com a porta. Os que ficaram (sim, houve abandonos solidários) desmultiplicam-se em argumentações que só convencem os tolos – quando não caem na grosseria típica de gente de má índole.

Exemplar também o facto de o Corta-Fitas contar entre os seus colaboradores com jornalistas, aquela criatura coeva que sabe o que pode e o que não pode escrever num jornal e que, em busca de maior liberdade de escrita, vem para a blogosfera – fazer a mesma figura. Outra prática da casa é não fazer ligações para páginas que os seus colaboradores até lêem mas que não “fica bem” incluir na lista de ligações. Avisei o Paulo disso logo no seu postal de estreia, algo constrangido por estar a fazer figura de desmancha prazeres num momento em que o Paulo estava radiante por voltar às lides de onde nunca deveria (nem, no fundo, quereria) ter saído.

Infelizmente, era de prever que isto viesse a ocorrer. Quando não se consegue contrariar as opiniões alheias com argumentos válidos convida-se o iconoclasta à “moderação”, chama-se-lhe “totalitário” ou “miguelista” e arruma-se a questão. Cala-se uma voz incómoda e bingo para o estalinismo democrático.

Um forte abraço para o Paulo.

(*) Anteriores páginas do Paulo: O Misantropo Enjaulado, Calma Penada e As Afinidades Efectivas.

Anúncios

6 Respostas to “Fitas democráticas”

  1. Enfim… pode ser que retorne o “Misantropo ENjaulado” 😉

  2. O Réprobo said

    Meu Caro FSantos,
    não sabes disso, mas citei-Te justamente, no primeiro comentário verbal que fiz a um Colega, acerca da situação criada. Tinha esperança que assim não fosse. Colaborei num blogue que analisava a campanha presidencial, «O Eleito», lembras-Te? Nunca escondi o que era, anunciei que não votava e zurzi (politicamente, não pessoalmente) todos os candidatos. A página era dirigida por dois Apoiantes de Manuel Alegre, Que sempre me trataram com a maior urbanidade e dando-me completa liberdade.
    Mas deste retirei sem ressentimentos contra quem quer que fosse, como disse. Posteriormente, o principal responsável pela minha saída dedicou-me um comentário que me parece intolerável e, após alguma hesitação, vejo que não merece resposta. O das 18,53H, no postal que me dedica. A esse – e só a esse -, nunca mais falarei.
    Quanto ao Miguelismo e Totalitarismo, nem vêem que os dois termos se excluem!
    Mas conheci lá, de Outros, Exemplos de Cavalheirismo notáveis.
    Abraço

  3. O Réprobo said

    PS:
    entretanto, para me divertir, retomei a blogação em
    muitacautela.blogspot.com/

    Ab.

  4. Maria said

    Pedindo todas as desculpas possíveis ao Digníssimo autor deste Blog (a quem aproveito para agradecer muito os imerecidos elogios), permito-me deixar aqui um comentário para o Paulo por não ter conseguido colocá-lo no seu novo Blog.

    Está mais do que de parabéns Paulo! Só hoje, após alguns dias d’ausência destas lides e através d’alguns posts que li, designadamente um deste seu amigo, tomei conhecimento da sua nova morada blogosférica. Agora sim, voltou ao seu verdadeiro elemento. Quando o Paulo deixou o Afinidades, dando a entender que ia colaborar num Blog colectivo, calculei que isso ia acontecer no “Centenário da República”. Não me pergunte porquê.
    Felicidades, desejo-lhe muitas Paulo. Sucesso, irá ter de certeza ou não tivesse sido já autor de vários Blogs de grande classe. Mas isto já sabe, já lho disse por diversas vezes.
    Maria

  5. O Réprobo said

    Querida Maria,
    e faço parte da equipa, sim. Embora até ao momento, esteja sobretudo a dazer trabalho de bastidores, É coisa de maior responsabilidade do que a brincadeira dária, claro.
    Beijinho

  6. Rádio 28 said

    http://www.radio28.pt.vu/

    EX-RÁDIO VNS COM NOVA MORADA!
    RÁDIO 28, A VOZ DE PORTUGAL!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: