Odisseia

«Mas está oculto no seio dos deuses se voltará ou não, para se vingar deles na sua casa.» (Homero)

O Pasquim cumpre cinco anos de vida

Posted by atrida em Segunda-feira, Março 23, 2009

Há exactamente quatro anos escrevi: «Cumpre hoje um ano de vida o blogue O Pasquim da Reacção, farol da reflexão tradicionalista lusa.
Conheci-o via A Casa de Sarto, onde o seu animador principal escrevia (cito de memória): «Mas por onde é que andava este Corcunda?»
Com uma sólida base de filosofia política, o Corcunda tem sido um autêntico educador da blogosfera, dando pistas de reflexão, desmontando mitos, sempre com o fito de realçar os sãos princípios que uma Nação deve albergar na sua base.
O blogue saltou, por assim dizer, para a ribalta blogosférica quando o autor escreveu um texto intitulado “Identitários? Não me parece…”. Mal sabia o Corcunda o que o esperava! (…) Infelizmente, gerou-se um diálogo de surdos, que ainda hoje persiste. Daí aos insultos soezes, normalmente a coberto do anonimato, foi um passo. Mas o Corcunda, “deixou-os pousar”, largou umas gargalhadas e continuou o seu caminho.
Caminho esse reconhecido por muito boa gente, desde simples leitores a autores de blogues amigos. São esses que dão alento a continuar essa aventura que é ter um blogue, a qual, levada com seriedade e empenho, representa realmente muito tempo roubado a outras actividades. Mas quem é que se arrepende disso? O fascínio da blogosfera está aí.
Parabéns ao Corcunda, alguém que passou por velho resmungão e reaccionário, saudoso do salazarismo, nostálgico do Império perdido e que afinal até gosta de punk-rock e faz surf!
Que continue a navegar no mar mais ou menos encapelado da blogosfera são os votos deste blogue admirador e reconhecido.»

É verdade, leitor amigo, o Pasquim cumpre hoje cinco anos de vida. E o que escrevi há quatro anos é válido hoje. O Corcunda, no seu mais recente postal, expõe com uma sinceridade inabitual na blogosfera a sua própria evolução e aprendizagem, que mais não fez que o enriquecer, amadurecer as ideias, confrontá-las, testá-las, aperfeiçoá-las. E continua a ser um defensor intransigente de um Portugal digno da sua história e dos valores que a enformaram até certo ponto: até ao ponto em que foi sendo cada vez menos Portugal e mais uma coutada de ideias estranhas, internacionalistas e destrutivas da sua essência e da sua liberdade.

Em homenagem à coerência intelectual do Corcunda, aqui fica um testemunho de alguém (Jacques Ploncard d’Assac) que privou de perto com Salazar e que deu bem a medida da coerência do estadista que corporizou muitas das ideias por que lutamos:

«Muito poucos políticos poderiam tolerar hoje a comparação de afirmações feitas à distância de vinte anos. Na melhor hipótese, os textos mais recentes seriam a modificação de um ponto de vista amigo; as mais das vezes, o confronto havia de ser intolerável, pois salientaria contradições flagrantes. Que seja possível com Salazar pôr em confronto, lado a lado, pedaços dos seus discursos de 1928, de 1940 e de 1950, sem que o mais atento leitor possa descobrir uma só contradição, eis o que não é vulgar. E, ainda menos, que a sua extraordinária unidade e continuidade de pensamento transcenda o tempo.»

Anúncios

2 Respostas to “O Pasquim cumpre cinco anos de vida”

  1. E eu que nem conheço esse Corcunda…

  2. O Corcunda said

    Caro Amigo,

    Já escrevi tanto que por certo deve haver contradições em algumas coisas. Erros há às dezenas… O que não há é contradiçoes nas coisas a que quero Bem, como no alto exemplo que citas. Só no imutável existe essa perenidade.

    Um grande abraço e penhorado agradecimento por tanto anos de leituras dos meus escritos. Já mereces um bocadinho de céu por tanta paciência…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: