Odisseia

«Mas está oculto no seio dos deuses se voltará ou não, para se vingar deles na sua casa.» (Homero)

É governar-se, vilanagem

Posted by atrida em Quarta-feira, Março 25, 2009

Anuncia-nos o Correio da Manhã que o ex-comissário europeu, António Vitorino, ganha 5000 euros por cada reunião a que preside como presidente da mesa da Assembleia Geral da Brisa, de acordo com o relatório anual de bom governo das sociedades (sic!).» Ao que parece, «a escolha de António Vitorino ficou a dever-se, além do prestígio do ex-ministro da Defesa, ao profundo conhecimento do Código das Sociedades Comerciais, uma condição considerada fundamental para a boa condução dos trabalhos numa Assembleia Geral».

Compreende-se que, para o bom governo das sociedades, estas recrutem pessoas de prestígio, próximas do poder, conhecedoras dos circuitos governamentais, das portas certas onde bater. É Vitorino na Brisa, é Coelho na Mota-Engil, é Vara no Millennium, é todo um enxame de ex-responsáveis de cargos públicos que vai arranjando uns biscates nada mal remunerados. É, sem dúvida, uma das marcas deste regime, a par da caça ao lugar público dos militantes dos partidos que vencem eleições: servir-se em vez de servir. É também uma política assumida por grande parte das empresas cujo negócio depende, directa ou indirectamente, de decisões estatais.

Este ex-comissário europeu, que se distinguiu precisamente pelo seu exacerbado europeísmo, depois de ter passado por Macau, onde não terá perdido a oportunidade de demonstrar as suas capacidades de bom governo, é aquele figurão que, em certo debate sobre a imigração na TV5 (ao tempo do governo Guterres), afirmava que Portugal ainda podia e devia receber muito mais imigrantes, numa prestação patética de quem não tem verdadeiramente convicções políticas mas sabe muito bem o que é que deve dizer para ser bem visto. E para o seu bom governo.

(Via Tomarpartido.)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: